USP-Harvarders Processo Seletivo

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Intercâmbio de pesqusa USP-Harvard: perguntas frequentes.



Harvard School of Public Health

Todo mundo que quer fazer intercâmbio para outro país tem diversas perguntas e dúvidas.
Isso é bastante natural. Ainda mais quando o intercâmbio envolve pesquisa ou estudo fora do Brasil.

Seguem abaixo algumas perguntas enviadas por alunos brasileiros sobre o intercâmbio entre laboratórios da USP e da Harvard.

Espero que as respostas ajudem o pessoal que esteja se programando para vir para Boston.
Grande abraço,
Lucas

P.S.: para informações oficiais consulte http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp

Children's Hospital

Como você descobriu a oportunidade de ir para Harvard? Como você ficou sabendo do projeto?

Descobrimos a oportunidade de vir para Harvard através de aulas com o Professor Paulo Hilário Saldiva e no dia-a-dia do curso de medicina da USP, conversando com os USP-Harvarders de anos anteriores (alunos e ex-alunos do programa de intercâmbio entre laboratórios da USP e de Harvard).

Prof. Paulo Saldiva, criador das oportunidades para alunos da USP em Harvard 

Quando e como o projeto surgiu para os alunos brasileiros?

O professor Paulo Saldiva é o criador e o principal responsável pela existência desse intercâmbio entre laboratórios da medicina da USP e da Harvard School of Public Health e Harvard Medical School. Foi o Saldiva que plantou a semente há dez anos atrás, germinando oportunidades para alunos de graduação da USP. O programa começou com um aluno vindo para Boston e foi crescendo ao longo dos anos. 

Mais recentemente, o professor Miguel Srougi criou oportunidades para alunos virem pesquisar na área do urologia no Children's Hospital. No total, 13 alunos estão no programa em 2011.  

Prof. Miguel Srougi, criador das oportunidades para alunos da USP no Children's Hospital

Qual foi o processo para que o intercâmbio se concretizasse?

A primeira etapa do processo de vir para pesquisar em Boston foi entrar na Faculdade de Medicina da USP. Depois, conversar com professores e alunos envolvidos no intercâmbio. No final, se programar e se interessar pelo programa e pelo processo de buscar patrocínios, providenciar documentação, programar estadia, e diversos detalhes que envolvem viajar e morar fora do Brasil.



USP-Harvarders 2011 em apresentação aos professores Paulo Saldiva e John Godleski



Como é a vivência em Boston?


A vida aqui em Boston é extraordinária para quem quer estudar. A Harvard e o MIT promovem diversos cursos, seminários e eventos, que motivam quem está afim de aprender.
No caso do nosso programa, a vivência depende das atividades no laboratório e da programação pessoal de cada estudante (cursos, seminários, palestras).



Qual o período do programa? Os alunos voltam quando para o Brasil?

O programa ocorre pelo período de um ano. Nosso grupo (USP-Harvarders 2011) chegou em Janeiro de 2011 e voltará para o Brasil em Dezembro 2011/Janeiro 2012. 

O grupo USP-Harvard 2012 chegará em Boston em Janeiro. 


USP-Harvarders 2011 em frente à Harvard Medical School


Quem participa do programa já tem uma atividade direcionada em cada laboratório ou todos trabalham da mesma maneira?

As experiências são diferentes em cada laboratório, assim como o envolvimento com a pesquisa e a carga-horária de dedicação ao projeto de pesquisa. Em alguns laboratórios o aluno tem um projeto de pequisa próprio pelo qual é responsável, em outros, participa colaborando em projetos de outros pesquisadores. 

USP-Harvarders 2011 em frente à Harvard School of Public Health


Qual o projeto que você desenvolve e qual a área de atividade do seu laboratório?

Faço parte do time de pesquisa do professor Joseph Brain. Estamos interessados em toxicologia de metais, mais especificamente na bioaviabilidade de zinco e cadmium em modelos animais. 


Atividades no laboratório, estudo da bioaviabilidade do zinco em modelos animais 



Como são suas atividades no laboratório do professor Joseph Brain?

As atividades no laboratório do Joe Brain envolvem todas as etapas de um projeto de pesquisa: da leitura de artigos e design de experimentos a cuidar dos animais, fazer cirurgias e escrever textos e artigos.


Professores John Godleski, Paulo Saldiva e Joseph Brain


Quais laboratórios recebem brasileiros pelo programa da USP?

Inicialmente o programa se iniciou com o Prof. John Godleski recebendo os primeiros alunos da USP, através da iniciativa do Prof. Paulo Saldiva. Atualmente, vários laboratórios do departamento de Environmental Health da Harvard School of Public Health recebem os alunos. Mais recentemente, laboratórios de pesquisa no Children's Hospital entraram no programa, em parceria iniciada pelo professor Miguel Srougi.

Professor John Godleski e sua esposa Mary Lou com USP-Harvarders 2009 


O que é a parceria com o laboratório no Children's Hospital? Quem é o criador dessa parceria?

O professor Miguel Srougi é um dos professores que dão oportunidades para alunos da USP fazerem pesquisa aqui em Boston. O professor Srougi é criador desse projeto no qual alunos de medicina da USP passam um ano pesquisando na área de urologia no Children's Hospital.
Informações sobre laboratórios do programa (clique aqui).

Children's Hospital no Outono


Quais as expectativas que você tinha no início do intercâmbio? Elas foram alcançadas?

Minhas expectativas no início do programa eram a de fazer parte de um ambiente de pesquisa de bom nível, aprender sobre metologia científica e aproveitar as oportunidades de conferências e cursos na Harvard e no MIT. Essas expectativas se concretizaram, na realidade, tenho uma tabela com as metas que me propus a atingir neste ano. Ainda não atingi todas, mas estou no caminho. Vamos ver. 

Oportunidades de cursos no MIT



O que o programa tem a melhorar?

Há diversos itens a serem melhorados: da seleção e preparação dos alunos para rotina de pequisa ao suporte e feedback a patrocinadores.
Esse programa de intercâmbio é feito por gente: por professores e alunos empenhados a participarem de projetos de pesquisa. Esse intercâmbio está em constante construção e é constituído pela motivação e atitude dessas pessoas em fazerem a diferença.
Professores e alunos que queiram "botar pra fazer", criando novas oportunidades e melhorando as já existentes são muito bem-vindos ao time. 

Cartaz de divulgação para inscrições no processo de seleção para o programa


Como foi processo de seleção?

A seleção para os USP-Harvarders 2011 foi uma seleção por interesse. Em outras palavras, o número de pessoas interessadas foi igual ao de vagas disponívies, de modo que todos alunos que se dedicaram ao processo de providenciar documentos, recursos e tempo para o programa vieram para Boston.
A seleção para os USP-Harvarders 2012 foi diferente, pois o número de interessados foi maior que o de vagas disponíveis para o programa. A seleção foi feita por análise de currículo e de experiências e envolvimento em pesquisa. A lista dos selecionados está disponível no site oficial do programa: http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp



Como surgiu a ideia de criar um blog sobre o assunto? Ele surte resultados? Quais?

A idéia de criar o blog surgiu por dois motivos:
1. para que pudesse contar para minha família (que é grande) como é a vida em Boston.
2. para que as informações sobre esse projeto de intercâmbio estejam cada vez mais claras e acessíveis.
Quanto aos resultados, minha família tem gostado da idéia.


Faculdade de Medicina da USP, alma-mater dos alunos do programa


Como fica o andamento do curso de medicina? É trancado e depois você retoma do ano que parou, ou não?

Para vir para pesquisar em Boston, atrasamos em um ano nossa formação no curso de medicina, ou seja, finalizaremos em 7 ao invés de 6 anos. Em outras palavras, nós paramos nosso curso por um ano para fazer esse estágio de pesquisa na Harvard. Quanto ao vínculo com a USP, no currículo ficamos matriculados em "Cursando disciplina no exterior" (não há trancamento de matrícula).



USP-Harvarders, brasão do grupo de estudantes do programa
(criado por Leandro Benedito, USP-Harvarder 2011)



Perguntas pessoais:

Onde mora em Boston? Com quem?
Moro próximo a Harvard School of Public Health, com outros quatro USP-Harvarders.

Quais os planos profissionais? Qual área da medicina pretente se especializar?
Os planos profissionais são o de continuar o curso de medicina na USP e de participar de projetos que façam a diferença na saúde da população.

Você recomenda ir atrás desse intercâmbio?
Esse intercâmbio é uma ótima opção para alunos interessados em ter experiência de pesquisa em uma universidade referência em ciência.

O acesso a Havard não é muito restrito?
A sugestão é que as pessoas considerem vir para Harvard através de universidades brasileiras e também a prestar Admissão para a universidade. É cada vez maior o número de brasileiros estão estudando ou pesquisando em Harvard.

O que você recomenda para aqueles que ainda tem um "LOOOONGO" caminho a percorrer até Havard?
As experiências em Boston são inesquecíveis caso você esteja afim de aproveitá-las. Muita garra e motivação nos estudos! Valerá a pena.




Patrocinadores: 

Um comentário:

  1. Oi, eu gostaria de saber quais são os alunos de Medicina que podem fazer o intercâmbio. Existe algum processo de avaliação? É necessário estar em algum ano específico da faculdade? O aluno precisa ter alguma questão de pesquisa, etc.? Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)