USP-Harvarders Processo Seletivo

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estudar fora - portal de intercâmbio coloca você nas melhores universidades


Estudar fora do país é um grande sonho para muitos estudantes de Ensino Médio e de Graduação no Brasil. E recentemente está ficando cada dia mais fácil ir para o exterior, graças a programas de Intercâmbio como o Ciência Sem Fronteiras (CSF). 

No exterior, alguns pesquisadores até brincam que o CSF está promovendo uma "invasão brasileira" nas universidades. Pois é, talvez esteja mesmo ocorrendo uma invasão. Entretanto talvez essa invasão esteja sendo realizada de forma indiscriminada, levando bons estudantes brasileiros para universidades de qualidade questionável no exterior. 

Iniciativas do CSF de bater metas numéricas de bolsas a estudantes fora do país estão equivocadas. O programa CSF deve focar mais em qualidade do que em quantidade. Os melhores estudantes do Brasil devem ir para as melhores universidades do mundo, e infelizmente isso não está ocorrendo na maior parte dos casos. Nosso país precisa aprender a financiar seus estudantes e bolsistas, e a dar oportunidades para quem realmente merece. 

Vislumbrando que há muita gente boa no Brasil, merecendo ir para universidade de qualidade, iniciativas de colocar mais estudantes brasileiros nas universidades de elite ao redor do mundo são extremamente louváveis. O portal Estudar Fora é um exemplo de boa estratégia em intercâmbio. 

O Estudar Fora, iniciativa das Fundações Lemann e Estudar juntas com Instituto Falconi, Ambev e BTG Pactual, é um excelente portal com informações e serviços que ajudam os estudantes que sonham em estudar fora do país a conseguir uma vaga nas melhores universidades. O Estudar Fora, foca bastante na qualidade das instituições no exterior e no reconhecimento de talentos brasileiros. Aparentemente essa iniciativa visa não apenas metas numéricas, mas metas de qualidade, justamente o que precisamos queremos estudar fora. 

Vale a pena conferir: 
http://www.estudarfora.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)