USP-Harvarders Processo Seletivo

terça-feira, 15 de março de 2011

What is Value in Health Care?by Michael Porter

Uma das experiências mais interessantes aqui em Boston tem sido ler os artigos nas revistas científicas e depois ter a oportunidade de encontrar seus autores: foi o que aconteceu no Forum da semana passada sobre Screening para Câncer de Mama!
(http://uspharvard.blogspot.com/2011/03/forum-na-harvard-school-of-public.html)



Ainda não tive aula com Michael Porter, que tem sua cadeira na Harvard Business School, e estuda Sistema de Saúde! Mas li um dos seus artigos, que chama muito a atenção de qualquer estudante, médico, ou paciente, e é intitulado: “O que é valor no sistema de saúde?”.

Bom, essa é uma pergunta um tanto quanto desafiante pois em termos de valor, normalmente pensamos que todo o sistema de saúde e seus stakeholders (pacientes, profissionais da saúde, hospitais, planos de saúde, seguradoras, empresas de instrumentação médica) tem o mesmo objetivo de cuidar das pessoas e da saúde. 

Entretanto, na realidade há muitos interesses diferentes envolvidos na mesma temática do sistema de saúde, desde custos de cada procedimento e sua qualidade, quanto dimensões psicológicas de cada tratamento.

Pois é, um dos maiores desafios é fazer com que essas partes interessadas no sistema de saúde tenham um mesmo objetivo, e o que esse artigo do Porter sugere é algo um tanto óbvio, mas que não é realizado ainda: centrar a criação de valor no paciente e fazer com que todos esses atores tenham a meta de aumentar esse valor!

O artigo define valor como “evolução clínica (resultados) por unidade monetária despendida”, isso em um mesmo ciclo de atendimento ao paciente. Em outras palavras: o paciente deve ter destaque e ter sua trajetória pelo sistema de saúde traçada e avaliada (tanto em termos de qualidade quanto em termos de custo). 

Uma idéia um tanto quanto interessante mas que, se não colocada em prática, tem pouca utilidade. 

Falando em prática, logo abaixo desse artigo, na mesma edição do New England Journal of Medicine, segue um outro “Colocando a idéia de valor para funcionar” em que um dos presidentes do Partners Health Care Systems, Thomas Lee, discute como vê essas idéias na prática nos hospitais que gerencia.

Muito interessantes! Tanto o New England Journal, quanto essas idéias e a possibilidade de conhecer os autores: espero ter a oportunidade de ter uma aula com o Michael Porter em breve... Vamos ver...

Artigos citados: 

  • Porter ME. What is value in health care? N Engl J Med. 2010 Dec. 23;363(26):2477-81. Epub 2010 Dec 8. PubMed PMID: 21142528.
  • Lee TH. Putting the value framework to work. N Engl J Med. 2010 Dec 23;363(26):2481-3. Epub 2010 Dec 8. PubMed PMID: 21142527.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)