USP-Harvarders Processo Seletivo

terça-feira, 1 de março de 2011

The New England Journal of Medicine


Countway Library, 1 de Março de 2011.

Uma das revistas médicas mais respeitadas do mundo, o “The New England Journal of Medicine” (http://www.nejm.org/), tem seu escritório aqui na Countway Library (um andar inteiro)!
O jornal tem um impacto enorme em termos científicos e um dos privilégios de ter acesso à biblioteca é a oportunidade de ler o journal (versão impressa) todas as quarta-feiras após as 17h! Ele chega quente à biblioteca!
Um dos tópicos que vem sendo discutidos nas últimas edições do jornal é a reforma do sistema de saúde americano, os meios de implementá-la e de realizar transformações.
Um dos itens interessantes saiu no jornal da semana passada: uma conversa a cerca desse tema no contexto do ensino, ou seja, sobre como ele é ensinado durante a graduação em medicina. ("The State of Health Policy Education in U.S. Medical Schools", David Mou, Aartik Sarma, Roshan Sethi, and Reid Merryman)
E para surpresa de muitos, durante o curso de medicina os alunos normalmente não têm aulas direcionadas para políticas de saúde e sistema de saúde.
O estudo avaliou de maneira qualitativa 93 faculdades de medicina, através de um questionário enviado aos diretores da faculdade e dentre os resultados, ainda que 94% das faculdades tenham mencionado alguma forma de aulas nessa área, a média de horas-aula durante os anos do curso médico foi de 14 horas.
Quando perguntados qual seria a ordem de prioridade nos temas a serem abordados na área (1 maior prioridade e 5 menor prioridade), o diretores deram maior ênfase para “melhora na qualidade do sistema de saúde” e “custos em saúde”. (vide gráfico do New England)



Quando perguntados sobre o porquê das dificuldades em implementar a temática de sistema de saúde no currículo, as principais respostas foram “flexibilidade do currículo” e “falta de interesse por parte dos professores pelo tema”.
Isso é muito interessante, pois o que está ocorrendo é que hoje os médicos estão sendo perguntados sobre reforma do sistema, entretanto o enfoque educacional que tiveram não valorizou essa temática.
Uma das considerações interessantes é que na realidade, alunos de medicina vão para o mercado sem saber o que vão encontrar, e então aprendem com a prática, o que é bom, mas que, no entanto, pode acabar restringindo tanto o entendimento de como esse setor funciona como a possibilidade de criar uma visão sistemática do processo de cuidado.
Bom, é isso aí! Vou para por aqui porque adoro esse tema e preciso me controlar para parar de falar.
Abração a todos,
Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)