USP-Harvarders Processo Seletivo

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Harvard College















 Está chegando a hora de o pessoal se graduar. Mas como funciona o college aqui nos EUA?

Bom, uma visão geral do sistema: cada estudante se forma no High School (o equivalente ao Ensino Médio no Brasil) e então vai para o College. Mas esse "college" não é profissionalizante. Ou seja, o college não é equivalente a nossa "faculdade".

No Brasil, a Faculdade de Arquitetura vai formar obviamente arquitetos, que logo depois de formados, poderão atuar na área como profissionais. O college tem uma abordagem mais geral, e forma estudantes em áreas de conhecimento mas não como profissionais: o objetivo está mais em expandir as fronteiras do conhecimento do aluno do que restringí-las.

Isso acaba sendo interessante, pois a formação profissionalizante acontece após o college normalmente.
Assim, por aqui o profissional acaba se formando mais tardiamente, após o que seria parecido com o nossa pós-graduação.

Essa diferença é muito interessante entre os sistemas, e o que é melhor? Provavelmente não existe melhor ou pior nesse caso, mas diferentes formas de abordagem de formação.

Algo que é interessante de ser lembrado é o quão tradicional é a universidade de Harvard, fará 375 anos neste ano, e isso é certamente uma vantagem competitiva (muita gente formada e muito tempo para corrigir erros). Quando pensamos na USP por exemplo, com 77 anos, é uma criança, mas "puxando sardinha": é uma criança brilhante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)