USP-Harvarders Processo Seletivo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Babson College! Empreendedorismo!

"Where is a will, there is a way"
Provérbio Inglês


Ontem lembrei do que o Vô Octávio dizia: “Where is a will, there is a way.” (“Querer é poder”). Pois é, passei um dos maiores frios até agora ao ir para uma conferêcia sobre sistema de saúde no Babson College. Além de ter de pegar dois trens, a caminhada ao final, para chegar na universidade, foi fria, muito fria... Mas valeu a pena!

O Babson College é o maior em Empreendedorismo! É até engraçado, tudo aqui o pessoal gosta de falar que é o número 1 em alguma coisa: a Countway em Harvard é a maior biblioteca do mundo de medicina, o número de doutores por habitantes é o maior, o Babson, não podia ser o diferente...

De qualquer forma, a conferência foi sobre Sistema de Saúde e durou o dia todo! Sendo que estavam presentes principalmente profissionais da industria farmacêutica e de instrumentação médica.

Agenda do envento em BABSON HEALTH.



Um dos itens que chamou a atenção foi a valorização do “accountability” dos pacientes, no sentido de que não adianta ficar discutindo somente sobre os maiores desenvolvimentos em biomedicina, enquanto uma das maiores causas de insucesso no tratamento dos pacientes continuar sendo a não adesão (não tomar os remédios indicados, por exemplo), ou o seguimento (não ir ao retorno das consultas).



Como diria Machado de Assis: “há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”. Na medicina não é diferente, há uma grande distância entre o prescrito e o tratamento realizado, eis o desafio da arte da medicina.

Para quem não estava acreditando: as ruas estão cobertas de neve, mas não se assuste, está em um nível bem mais baixo que há uma semana atrás!


2 comentários:

  1. o luquinha, o frio ta afetando sua memória? nao sei se machado de assis disse isso, mas Shakespeare disse essa frase que vc disse....abraços, se cuida ai garoto

    ResponderExcluir
  2. Renan, obrigado pela correção! Lembrava apenas da citação no conto "A Catomante" de Machado...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)