USP-Harvarders Processo Seletivo

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Discurso professor Atul Gawande na Harvard Medical School

Na quinta-feira da semana passada, o professor Atul Gawande, Harvard Medical School, deu um discurso fantástico! 

O discurso abordou diversos temas da relação médico paciente e enfocou principalmente os desafios de formação de estudantes. Dentre diversos comentários, o professor relatou que os alunos são educados para atuar como "cowboys" enquanto os pacientes demandam "pit crews". Ou seja, os alunos são educados para atuar individualmente enquanto a demanda atual é por "medicina praticada em equipe". 

O discurso foi muito bom. Ficou claro que os alunos daqui da Harvard Medical School estão buscando esse trabalho em equipe através de formação complementar: cerca de 20% dos estudantes formados neste ano obtiveram não só o diploma em Medicina, como também diplomas paralelos em Saúde Pública, Administração, Engenharia e Tecnologia da Informação. 

E o mais fantástico daqui: a Universidade apoia e facilita a interrelação entre os cursos e o "cross registration"(cursar disciplinas em departamentos de outras faculdades).

Aqui na Harvard Medical School, o aluno de medicina pode optar por ter diplomação dupla, uma em medicina e outra em outra área. Nós na FMUSP temos muito a aprender, principalmente a como não desestimular os alunos nas disciplinas básicas da Cidade Universitária, mas pelo contrário, motivar o desenvolvimento de vínculos com outras faculdades e facilitá-los.

O mais legal foi ouvir um bom professor dando essas sugestões... E para essa matéria, na FMUSP nós somos todos alunos. 

Para quem ainda não viu o discurso, os links seguem: 

Texto do discurso no NEW YORKER.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)