USP-Harvarders Processo Seletivo

terça-feira, 21 de junho de 2011

Hollis Harvard - Blibliotecas de Harvard

Hollis é o sistema de informação vinculado às bibliotecas aqui na Harvard. 


O sistema Hollis é para Harvard o que o sistema Dedalus é para a USP no Brasil. Ou seja, todos os livros das bibliotecas e hospitais vinculados à Harvard podem ser encontrados neste sistema.

O sistema oferece reserva de livros, renovações e solicitações de entrega na biblioteca mais próxima do aluno, através do link "my account".

Algumas coisas funcionam diferente nas bibliotecas em Harvard: o número de livros que cada estudante pode alugar é surpreendente! Aqui na Countway Medical Library, por exemplo, cada aluno pode alugar mais de 50 livros!

Por outro lado, acontece algo que talvez seja estranho para os alunos brasileiros: ao sair das bibliotecas daqui da Harvard você tem a sua bolsa revistada... Sim, o pessoal revista as mochilas para verificar se ninguém está levando algum livro para casa "por engano".

Outro item particular daqui é que diferentemente da USP e outras universidades públicas brasileiras, aqui na Harvard só entra na biblioteca quem tem a carteirinha da universidade. Isso provavelmente é reflexo de que Harvard é uma universidade particular, entretanto, para nós brasileiros, é um pouco estranho nas primeiras idas à biblioteca.

A infra-estrutura é muito boa e o pessoal brinca que se o livro não pode ser encontrado na Harvard (Hollis) é porque ele não existe!

Não é bem assim... Ao chegar aqui em Boston, um dos primeiros livros que procurei foi aquele que o Marcel Telles indica em uma de suas entrevistas (entrevista Marcel Telles, pergunta em 2:15 do vídeo), pois é, para o pessoal daqui da Harvard esse livro talvez não exista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)