USP-Harvarders Processo Seletivo

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Levando dinheiro: Visa Travel Money

"A penny saved is a penny earned"
Benjamin Franklin

Uma das questões que surgem quando se pensa em viajar para o exterior é como serão comprados os itens do dia-a-dia, como comida e itens de supermercado.

Quando a viagem é curta, de alguns dias ou semanas, pode-se até mesmo pensar em dinheiro em espécie ou cartão de crédito, entretanto, para quem quer fazer economia é importante estar alerta às taxas cobradas por cada banco tanto no saque como ao passar o cartão de crédito.

Taxas de saque em caixas eletrônicos variam de banco para banco, mas normalmente incluem taxa fixa de $2,5o e, às vezes, uma taxa proporcional à quantia solicitada. Para utilização de cartão em terminais de atendimento, como um restaurante por exemplo, em alguns casos também é cobrada taxa por utilização.

Uma das alternativas utilizadas tradicionalmente para controlar as finanças é o "Traveler Cheque", uma espécie de cheque pré pago no qual se realizam procedimentos de assinaturas como em um cheque tradicional. Não falarei dele por não estar familiarizado.

Uma outra alternativa interessante é a utilização do Visa Travel Money, um cartão pré-pago que você recarrega em reais através da conta de um responsável, e então pode utilizá-lo no exterior como cartão de Débito.

A vantagem desse cartão para quem está acostumado a utilizar apenas cartão débito no Brasil parece ser clara: poderá continuar com o hábito de compra débito durante toda sua viagem, pois é amplamente aceito na bandeira VISA e não cobra taxa por utilização no débito além do Imposto sobre operações financeiras (verifique no seu banco qual são as taxas utilizadas, talvez sejam diferentes as cobranças).

Quanto às taxas do Visa Travel Money, dependem de cada banco que oferece o serviço, sendo que podem incluir uma taxa mensal de manutenção do cartão e taxas de saque em terminais de autoatendimento e de recarregamento do cartão.

Como exemplo de taxas pode ser citado o Visa BUXX, que você faz o pedido online e então recebe tanto cartão quanto a senha pelo correio, sendo necessária apenas sua ativação para começar a utilizá-lo. Para exemplo de tarifas cobradas acesse https://www.bradescovisabuxx.com.br; ou ainda http://www.bb.com.br/portalbb/page67,116,2068,1,1,1,1.bb?codigoMenu=9087&codigoNoticia=26918&codigoRet=210&bread=3.

Quando falamos em viagens longas e queremos economizar em tudo que seja possível, é muito importante consultarmos nosso banco, seu site e sua tabela de taxas. Você verá que muitas dessas informações não estão tão claras até mesmo para os gerentes dos bancos. Mas para quem está com a grana contada para viajar, vale a jornada!

Como disse Benjamin Franklin: "A penny saved is a penny earned".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)