USP-Harvarders Processo Seletivo

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Visa e Passaporte, qual a diferença?

Para os marinheiros de primeira viagem como eu, que ainda estão aprendendo o básico de viagem: há uma diferença entre o Passaporte e o Visa!

De maneira bastante simplificada e prática, não considere esta explicação como sendo de alguém que manja do assunto:

O passaporte é como se fosse um RG que você utiliza fora do Brasil. Ou seja, é um documento que identifica você em outro país (eles não vão pedir seu RG para lhe identificar, pois não fazem idéia do que seja isso, vão pedir seu passaporte). Fisicamente o passaporte é uma espécie de caderneta com várias páginas inicialmente em branco, nas quais você recebe os vistos de passagens por cada país, e na qual você é identificado com sua foto e informações pessoais. Para solicitar seu passaporte vá ao site:

Quanto ao Visto, ele é como se fosse uma "permissão" para você entrar naquele país, sendo que não são todos os países que exigem visto. Fisicamente é um documento que é anexado ao passaporte. No caso do visto para os Estados Unidos, é um adesivo colocado em uma das páginas do passaporte. Contém mais uma foto e identificações e é concedido mediante solicitação via Embaixada dos Estados Unidos. Sua solicitação inclui preenchimento de documentação online (diversas perguntas são bastante peculiares) e uma visita à Embaixada dos EUA.
Em São Paulo, para quem usa transporte público, é só ir até a estação Morumbi(CPTM) e andar alguns quarteirões, sendo que para quem é do interior e está acostumado a usar os calcanhares, é muito tranqüilo. Não fique tão ansioso quanto ao horário, eles não exigem tanta pontualidade, afinal de contas, há tanta gente solicitando, que não dão conta de atender todo mundo no horário estipulado. O horário é utilizado como um guia: dezenas de pessoas estão agendadas para o mesmo horário na embaixada e serão atendidas pela ordem da fila. Quanto às informações sobre a embaixada: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR

Está aí uma visão bastante simplificada do negócio, o suficiente para ir viajar e chegar lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)