USP-Harvarders Processo Seletivo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fratura de clavícula "pulando de pára-quedas"...

O funcionamento do sistema de saúde é algo extremamente interessante, e aqui em Boston há diversas oportunidades para aprender sobre o tema através de aulas, livros e palestras. Mas um dos maiores aprendizados aconteceu em Junho: conhecer o sistema de saúde na prática!

Respondendo ao comentário do Miguel de São Carlos, que perguntou sobre a tipóia que tive que usar para o braço: fraturei a clavícula esquerda! A radiografia acima foi tirada logo após a lesão.

História em maiores detalhes:

Versão 1 - estava pulando de pára-quedas junto com uma menina, mas o pára-quedas dela não abriu e tive que acabar oferecendo o meu durante a queda. Foi difícil coordenar os movimentos, mas consegui salvá-la no final, ainda que com uma clavícula fraturada.

Versão 2 - estava indo alugar um livro na biblioteca e no caminho sofri um acidente de bicicleta em frente ao MIT. Cara, doeu pra caramba...

Pois é, esse negócio de correr atrás de um livro pode ser perigoso... O que fiquei maluco: a bicicleta está intacta! E eu fiquei quebrado.

Quanto ao sistema de saúde, foi um grande aprendizado. Estava sem celular na ocasião e uma pessoa na rua telefonou para a ambulância. Fui imobilizado com colar cervical, maca, oxigênio. O atendimento durou cerca de uma hora no Massachussets General Hospital aqui em Boston.

Tudo acabou bem e agora estou bem melhor, ainda que esteja me recuperando e não possa nadar ou me exercitar: o que durante o verão é um desafio....

Mas foi interessante a experiência como paciente em um país estrangeiro. Algo que foi diferente: logo na entrada do pronto socorro recebi uma pergunta inusitada da atendente - “Em qual idioma você gostaria de ser atendido?”. 
Quase que respondi - “Sânscrito”...

O que não foi nada interssante foi a carta que a empresa de ambulância mandou: $ 1306,00 (mil e trezentos dólares). Esse custo foi cobrado devido aos DEZ minutos dentro da ambulância entre o MIT e o Massachussets General Hospital.


A lição para as pessoas, se você vier para os Estados Unidos, venha com seguro saúde! O seguro pagou a ambulância integralmente! Já a lição para o sistema de saúde: provavelmente para alguns pacientes, seria mais adequado um taxi...

Grande abraço (com um dos braços apenas...),
Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)